Literatura afro-brasileira e relações étnico-raciais na sala de aula: O papel da literatura para superar o preconceito na escola

Autores

  • Cleide Silva de Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Alcione Correa Alves Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143336

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, Leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008, literatura afro-brasileira, Miriam Alves, conto, Conceição Evaristo, conto.

Resumo

Este trabalho analisa o papel do ensino de literatura afro-brasileira na escola evidenciando as discussões atuais acerca das concepções de relações étnico-raciais no Brasil. Discute-se este tema a partir dos contos “Alice está morta”, de Miriam Alves e “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo. Argumenta-se que o estudo da literatura produzida por escritores(as) negros(as) pode ser auxiliar nas discussões sobre a temática das relações étnico-raciais no país, além de ser uma das formas de aplicação da lei 11.645/2008.

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Biografia do Autor

  • Cleide Silva de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Mestranda do Programa de Pós-graduação da UFPI. Mestrado acadêmico em Literatura. Integrante do grupo de Pesquisa Americanidades: lugar, diferença e violência. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
  • Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação da UFPI. Professora tutora pelo Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI. Integrante do grupo de Pesquisa Americanidades: lugar, diferença e violência.
  • Alcione Correa Alves, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Professor Doutor da Pós-graduação em Letras/Literatura da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cânone e silêncios: o (não) lugar das minorias na Literatura (ARTIGOS)

Como Citar

Literatura afro-brasileira e relações étnico-raciais na sala de aula: O papel da literatura para superar o preconceito na escola. (2018). Revista Crioula, 21, 116-155. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143336