Confundindo para esclarecer: Alguns procedimentos brechtianos em Tom Zé

Autores

  • Leilor Miranda Soares

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.177220

Palavras-chave:

Tom Zé, MPB, Bertolt Brecht, Indústria fonográfica

Resumo

Este artigo observa a presença de um efeito de distanciamento no disco Estudando o samba (1976), de Tom Zé, pela análise de das canções “Tô” e “Ui (você inventa)”. Esse efeito, que identificaremos através de paralelos com a obra de Bertolt Brecht, colabora para a construção de um ponto de vista de outsider, o qual formaliza a posição marginal ocupada por Tom Zé no mercado fonográfico à época.

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê 26: Relações entre literatura e música na produção de língua portuguesa

Como Citar

Confundindo para esclarecer: Alguns procedimentos brechtianos em Tom Zé. (2020). Revista Crioula, 26, 107-125. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.177220