A educação antirracista e o poema “Tem gente com fome”, de Solano Trindade

Autores

  • Eder Ahmad Charaf Eddine Universidade de São Paulo (USP).
  • Luciano de Jesus Gonçalves Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118158

Palavras-chave:

ensino de literatura, educação para as relações etnicorraciais, poesia na sala de aula.

Resumo

O contexto da produção desse trabalho é o cenário de implantação da Lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, nossa construção debate a efetivação do documento legal em face de práticas escolares cotidianas. Para isso, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira, tratamos sobre o currículo escolar e a educação para as relações raciais; a segunda discorre sobre a literatura e a questão do negro na sociedade; e,  por fim, na terceira, analisamos o poema de Solano Trindade, evidenciando tal texto como um motivador para questões antirracistas em sala de aula. Como resultado das discussões, apontamos a importância do trabalho com a literatura e autores não-canônicos em face das demandas legitimadas por legislação específica.

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Biografia do Autor

  • Eder Ahmad Charaf Eddine, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).
  • Luciano de Jesus Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP).
    Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

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Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

Dossiê: Leitura, Literatura e educação (Artigos)

Como Citar

A educação antirracista e o poema “Tem gente com fome”, de Solano Trindade. (2016). Revista Crioula, 18, 76-91. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118158