Entrevista com o grupo teatral Alcolu é aqui

Autores

  • Rosana Baú Rabello Universidade de São Paulo (USP)
  • Cláudia Rocha da Silva Universidade de São Paulo (USP). Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.132172

Palavras-chave:

Entrevista, literatura, teatro.

Resumo

O grupo teatral Alcolu é aqui foi constituído no início de 2016, na Vila Formosa, zona leste da capital de São Paulo, tendo como proposta a criação de um projeto que abordasse o racismo, com foco no genocídio da população negra. Utilizaram o teatro, a performance e a internet como potencializadores dessa discussão.  
Sensíveis à problemática da violência racial que atinge, especialmente, os jovens, e pensando em como contribuir para reverter esse quadro, o grupo fez a opção política de se aproximar da população, no intuito de discutir o racismo, téte a téte. Essa aproximação é realizada através de oficinas teatrais gratuitas, performances urbanas, leituras dramáticas e de uma plataforma on line onde é possível registrar a ocorrência de situações de racismo, vivenciadas pelas próprias vítimas, em São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Baú Rabello, Universidade de São Paulo (USP)
    Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo USP). . 
  • Cláudia Rocha da Silva, Universidade de São Paulo (USP). Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
    Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduada em Letras, mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB) e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, cinema, teatro e outras artes - perspectivas históricas (entrevistas)

Como Citar

Entrevista com o grupo teatral Alcolu é aqui. (2017). Revista Crioula, 1(19), 216-232. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.132172