A história das crianças que plantaram um rio: a representação da infância na literatura infantojuvenil de Daniel da Rocha Leite

Autores

  • Geovane Silva Belo Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Andréia Souza de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170330

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, Infância, Daniel Leite

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender como se constitui a representação da infância na obra “A história das crianças que plantaram um rio” de Daniel da Rocha Leite (2013). O autor apresenta um leque de elementos que carregam as identidades e força da memória, em diálogo com a cultura amazônica. É possível observar na narrativa a representação do imaginário e da atmosfera infantil na construção das personagens e do espaço literário. Daniel apresenta o rio como elemento central e formador das práticas culturais da criança. A construção do objeto de estudo levará em consideração as abordagens teóricas sobre Literatura infantil em Zilberman (2003) e sobre concepções de infância em Aries (1978). Além disso, a pesquisa considera importante compreender a constituição e a tradução simbólica da cultura amazônica na literatura infantil. A relação da criança com o rio está marcada pelo caráter maravilhoso. A obra traz à tona alguns traços identitários da infância como o brincar, o fascínio pela contação das narrativas orais e o universo onírico, estes elementos estão carregados das encantarias do rio, das questões sociais da região e da ludicidade própria da infância. 

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Biografia do Autor

  • Geovane Silva Belo, Universidade Federal Rural da Amazônia

    Doutor em Educação e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente do Curso de Letras da Universidade Federal Rural da Amazônia. Escritor vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura em 2012.

  • Andréia Souza de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

    Graduada no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, pós-graduanda em Linguagem, Cultura e Formação Docente pela Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, pós-graduanda em Língua portuguesa e Literatura no Contexto Educacional Pela Unicesumar. Participou do projeto de extensão TECITURA, participação no grupo de Estudo em Literatura, Cultura e Sociedade(GELICS) e bolsista no programa Residência Pedagógica.

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Publicado

2020-07-27

Edição

Seção

Dossiê 25: Literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens

Como Citar

A história das crianças que plantaram um rio: a representação da infância na literatura infantojuvenil de Daniel da Rocha Leite. (2020). Revista Crioula, 25, 47-64. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170330