OS SUBTERRÂNEOS DA CULTURA: APROXIMAÇÕES ENTRE ANGÚSTIA E VOZ DE PRISÃO

Autores

  • Adriano de Almeida Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2012.55539

Palavras-chave:

Modernismo, Graciliano Ramos, Manuel Ferreira, Papel do intelectual, Comparatismo lusófono

Resumo

ESTE TRABALHO VISA APONTAR ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE AS OBRAS ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS E VOZ DE PRISÃO, DE MANUEL FERREIRA. ENTRE OS NEXOS COMPARATIVOS, DESTACA-SE A HIPÓTESE DE QUE NAS DUAS OBRAS SÃO EXPLORADAS AS TENSÕES ENTRE DISCURSOS HEGEMÔNICOS E DISCURSOS RENEGADOS OU – COMO PRETENDEMOS CARACTERIZAR – „SUBTERRÂNEOS‟. NA CONSIDERAÇÃO DESSE EMBATE DE FORÇAS – CULTURAL, ESTÉTICA, IDEOLÓGICO –, A FUNÇÃO DO INTELECTUAL, TAL COMO PENSADA POR EDWARD SAID, SERÁ APONTADA COMO DECISIVA.

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Biografia do Autor

  • Adriano de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)
    Mestrando da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – DLCV – FFLCH – USP. Título da pesquisa (provisório): Os subterrâneos da cultura – tensões entre costumes, literatura e linguagem nas narrativas Angústia, de Graciliano Ramos, e Voz de prisão, de Manuel Ferreira.

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Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Dossiê: Polícia, Política e Literatura

Como Citar

OS SUBTERRÂNEOS DA CULTURA: APROXIMAÇÕES ENTRE ANGÚSTIA E VOZ DE PRISÃO. (2012). Revista Crioula, 11. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2012.55539