Notícias

Chamada de artigos para os próximos números da Revista Desassossego

 

 Vol 13, n. 24 (primeiro semestre de 2021): Literatura, artes e doença

 

aqueles que têm nome e nos telefonam

um dia emagrecem – partem

deixam-nos dobrados ao abandono

no interior duma dor inútil muda

Com esses versos, o poeta Al Berto inicia o seu poema SIDA (Horto do incêndio, 1997), tecendo dores, ausências e vazios, expressos na relação entre a doença, a escrita e a morte. A SIDA (AIDS), sigla que se refere a epidemia iniciada nos anos 80 do século XX, alastrou-se rapidamente pelo mundo, motivando, para além dos estudos médicos, reflexões filosóficas, sociológicas e também literárias a exemplo dos textos de Susan Sontag, entre outros. Desde a Antiguidade, a relação entre a doença, a arte e a literatura é uma constante. Camões já apontava a hidropsia como um mal que motivava o poeta a escrever. No século XIX, a melancolia e a tuberculose fundiram-se no sujeito romântico de tal forma que seria difícil encontrar escritores fora desses contornos. No final do século XIX, no entanto, as doenças foram atadas, na literatura e nas artes, às condições sociais e a partir do século XX e XXI, uma gama ainda maior de enfermidades vem ocupando as páginas da crítica literária. 

Diante do impacto da nova pandemia, a Revista Desassossego convida professores e pesquisadores interessados em desenvolver artigos sobre as relações entre a literatura e/ou as artes e a doença como uma forma de reação, ou seja, a escrita como sentido de viver/morrer.

PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 26 de abril de 2021. A publicação está prevista para agosto de 2021.

 

  • Chamada para artigos: Vol. 14, n. 28 (segundo semestre de 2022): "ALÉM DA TAPROBANA... MEMÓRIAS GLORIOSAS": OS LUSÍADAS 450 ANOS

    2021-09-12

    Dossiê comemorativo aos 450 anos da publicação de Os Lusíadas

    Organizadores: Adma Fadul Muhana (DLCV/USP), Mauricio Massahiro Nishihata (Doutor em Literatura Portuguesa/USP)

    "ALÉM DA TAPROBANA ... MEMÓRIAS GLORIOSAS": OS LUSÍADAS 450 ANOS

     

    Para celebrar os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, a Revista Desassossego presta um tributo às ressonâncias do poema heroico camoniano para além da casa portuguesa. Em atenção ao expressivo corpus sobre a obra camoniana pelo mundo, o presente número da Revista Desassossego convida professores, tradutores, editores, pesquisadores e/ou especialistas para a submissão de textos científicos referentes à obra de Camões para nosso Dossiê.

    Além do dossiê, contamos com a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros editados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

     PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 30 de junho de 2022. A publicação está prevista para novembro de 2022.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos: Vol. 14, n. 28 (segundo semestre de 2022): "ALÉM DA TAPROBANA... MEMÓRIAS GLORIOSAS": OS LUSÍADAS 450 ANOS
  • Chamada para artigos: Vol. 14, n. 27 (primeiro semestre de 2022): JOSÉ SARAMAGO: AQUI, ALÉM, AGORA

    2021-08-07

    Dossiê comemorativo ao Centenário de nascimento de José Saramago

    Organizadores: Horácio Costa (USP); Gabriela Silva (UFLA); Saulo Gomes Thimóteo (UFFS); Ilse M. R. Vivian (UFSM)

    JOSÉ SARAMAGO: AQUI, ALÉM, AGORA

    Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar.

    José Saramago

     

    Diante do legado saramaguiano em seus matizes – e em comemoração ao centenário de seu nascimento – a Revista Desassossego convida professores e pesquisadores a contribuírem para a ampliação e o aprofundamento do campo crítico sobre tão importante figura do cenário das literaturas que se expressam em português. Da mesma maneira que Saramago aponta: "vivo desassossegado, escrevo para desassossegar" (SARAMAGO In: AGUILERA, 2010, p. 204), as propostas de artigos à nossa Desassossego devem pautar-se por esse caminho saramaguiano de imaginação, ironia e indagações em torno das tentativas de compreensão de quem somos, enquanto sujeitos feitos de histórias e palavras. Aqui, além, agora.

     Além do dossiê, contamos com a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros editados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

     PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 28 de fevereiro de 2022. A publicação está prevista para julho de 2022.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos: Vol. 14, n. 27 (primeiro semestre de 2022): JOSÉ SARAMAGO: AQUI, ALÉM, AGORA
  • Chamada para artigos: Vol. 13, n. 26 (segundo semestre de 2021): Crítica Literária

    2021-05-28

    Revista Desassossego tem o prazer de convidar pesquisadoras e pesquisadores da literatura para escrever sobre críticos portugueses e suas obras ou ainda sobre a crítica da literatura portuguesa produzida mundialmente para o DOSSIÊ de Crítica literária.    

    Além do dossiê, contamos com a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros publicados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

    PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas, entrevistas, textos ficcionais e poéticos para este número serão recebidos impreterivelmente até 31 de julho de 2021. A publicação está prevista para novembro de 2021.

    Saiba mais sobre Chamada para artigos: Vol. 13, n. 26 (segundo semestre de 2021): Crítica Literária