Chamada para artigos: v. 15, n. 30 (segundo semestre de 2023): LITERATURA E MITO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE

2022-09-22

Organizadoras: Flavia Maria Corradin (USP); Alleid Ribeiro Machado (UPM)

 

A literatura portuguesa, como toda aquela pertencente a nações muito antigas, acaba por concentrar, em sentido simbólico, um rico material arqueológico representado por conteúdos imaginários que são, afinal, partilhados pelo povo lusitano ao longo dos séculos. Dessa forma, estudar essa literatura é ter a oportunidade de conhecer um pouco a riqueza histórica e cultural da nação, como também, suas personagens históricas, míticas e lendárias. Transitando entre os polos da história, da memória e da identidade (nacional), essa literatura pode, muitas vezes, trazer essas referências que, de certo modo, misturam-se e conjugam-se nas tessituras do texto literário. Face ao exposto, este dossiê recebe trabalhos que tratem das relações entre literatura e mito, estabelecendo como escopo de abordagem as reconfigurações dos mitos nas produções oriundas da literatura portuguesa, ou que tragam explicitamente um diálogo entre obras emergidas da cultura portuguesa em diálogo com outras produções e expressões artísticas de diversas e diferentes culturas.

Além do dossiê, contamos com a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros editados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

 PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas e entrevistas para este número serão recebidos impreterivelmente até 28 de fevereiro de 2023. A publicação está prevista para julho de 2023.