Chamada para artigos: v. 16, n. 31 (primeiro semestre de 2024): HOMENAGEM A EDUARDO LOURENÇO

2023-04-10

Organizadores: Caio Gagliardi (USP), Jerónimo Pizarro (Universidad de los Andes), Rui Sousa (CLEPUL-Universidade de Lisboa)

 

“Encontramos os autores com este sentimento de que fomos roubados, de que fomos já vividos, de que fomos consumidos anteriormente.”

Eduardo Lourenço

 

Eduardo Lourenço (1923-2020) distinguiu-se pela devoção lúcida e diligente à alteridade, revelando-se, com sua verve ao mesmo tempo crítica e reservada, por meio dos outros: “A minha maneira de falar de mim é falar através de Fernando Pessoa ou de outro autor com quem eu tenho afinidade” (In Diário de Notícias, 21/3/1998). O presente dossiê da revista Desassossego presta tributo ao inestimável legado deixado pelo grande ensaísta de nossa língua à cultura (nomeadamente à pintura, à música e ao cinema) e, em particular, ao pensamento e à literatura portuguesa. Procuramos reunir novas abordagens de sua obra, as quais, à sua semelhança, possam funcionar como mosaicos de um painel em diálogo constante com as artes e os saberes que se vão fazendo e refazendo.

É a Eduardo Lourenço que se deve, entre um incalculável thesaurus cultural e conceitual, a inscrição do conceito de heterodoxia em nosso vocabulário filosófico; a incorporação do problema identitário nacional no contexto europeu; a revisão crítica de Pessoa, Camões e Antero, entre dezenas de expoentes do cânone português; a reflexão atilada sobre a descolonização e o destino partilhado dos países de expressão portuguesa; a recapitulação do neorrealismo; a problematização do fascismo e suas repercussões em Portugal; os entrecruzamentos sui generis entre mito e política; a visão de mundo a partir de sua temporalidade; as meditações sobre as relações de Portugal com o Brasil tomado como miragem, e sobre o futuro do Ocidente num mundo voltado a desconstruir as mitologias de uma saudade que não é apenas portuguesa, mas de uma Europa desencantada, carregada de séculos e de contradições.

Este número da Desassossego, aberto à colaboração de pesquisadores da obra de Eduardo Lourenço, complementa o “Colóquio Internacional Labirintos Críticos de Eduardo Lourenço”, a ser realizado na Biblioteca Nacional de Portugal em 12 de Junho de 2023. Todos os artigos serão submetidos ao sistema de avaliação duplo cego.

Além do dossiê, contamos com a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros editados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

 PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas e entrevistas para este número serão recebidos impreterivelmente até 30 de julho de 2023. A publicação está prevista para fevereiro de 2024.