JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS E O FIM DA ADIÇÃO

Autores

  • Nicolas Barbosa Lopez Universidad de los Andes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p101-110

Palavras-chave:

José de Almada Negreiros, Orpheu, álgebra, futurismo, ódio

Resumo

Este artigo parte da quebra de códigos que simboliza da versão profana da álgebra que propõe José de Almada Negreiros. A análise concentra-se em um conjunto de aspectos centrais de A Cena do Ódio, poema que Almada Negreiros escreveu para publicar em Orpheu 3, em 1915, sob a luz da teoria que ele mesmo elucidou em um texto publicado dois anos depois, a 1ª Conferência Futurista. A análise, portanto, gira em torno das ideias da multiplicidade e da destruição, e sua manifestação ao longo de vários fios temáticos, como o ódio, o sexo e a própria linguagem.

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Biografia do Autor

  • Nicolas Barbosa Lopez, Universidad de los Andes
    Universidad de los Andes. Departamento de Humanidades e Literatura. Literato e tradutor de literatura portuguesa na Colômbia.

Referências

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Publicado

2016-02-15

Como Citar

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS E O FIM DA ADIÇÃO. (2016). Revista Desassossego, 7(14), 101-110. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i14p101-110