CAMPOS, SÁ-CARNEIRO E ALMADA: ORIENTALISMO NO PRIMEIRO NÚMERO DE ORPHEU

Autores

  • Duarte Drumond Braga Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p17-29

Palavras-chave:

Estética Modernista – Orientalismo desconstruído – Álvaro de Campos – Mário de Sá-Carneiro – Almada Negreiros

Resumo

No primeiro número de Orpheu é possível encontrar três presenças bastante significativas do discurso orientalista, isto é, de uma tradição discursiva europeia de representação da alteridade “oriental”: «Opiário», de Álvaro de Campos; “Distante Melodia”, de Mário de Sá-Carneiro e «A Taça de Chá» de Almada Negreiros. Se o orientalismo é uma conhecida marca das estéticas finisseculares, importa contudo interpretar este fenómeno à luz do surto da estética modernista em Portugal. O presente ensaio procura fazer ver como, nos três casos, o que ocorre não é tanto a presença de uma herança finissecular, mas uma complexa desconstrução do discurso orientalista que poderia ser tomada como a principal característica de um Orientalismo Modernista Português.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Duarte Drumond Braga, Universidade de São Paulo
    Possui Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (2005), Mestrado (2009) e Doutoramento (2014) em Estudos Comparatistas, todos pela pela Universidade de Lisboa. No âmbito do Doutoramento recebeu bolsa da agência FCT (2009-2013) e realizou estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison (E.U.A.). Atuou como docente na Faculdade de Letras da U.L. e é investigador do Centro de Estudos Comparatistas da mesma Universidade. Desenvolve, no presente, pesquisa de pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na FFLCH-USP, com bolsa da FAPESP. Atua nas áreas de Literatura Portuguesa e Literatura Comparada. No momento, tem os seguintes interesses de pesquisa: poesia portuguesa do século XX, literatura finissecular, orientalismo na literatura portuguesa, literaturas de Goa e de Macau. Nestes campos organizou publicações de livros, eventos científicos e possui artigos em periódicos internacionais.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Braga, D. D. (2016). CAMPOS, SÁ-CARNEIRO E ALMADA: ORIENTALISMO NO PRIMEIRO NÚMERO DE ORPHEU. Revista Desassossego, 8(15), 17-29. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p17-29