SEGUINDO OS PASSOS DE PAULA E CLB: A TENTATIVA DE TRANSGRESSÃO EM PEDRO E PAULA, DE HELDER MACEDO E EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO

Autores

  • Ingrid da Silva Marinho Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i16p61-73

Palavras-chave:

Transgressão. Sexualidade. Mulher.

Resumo

O desejo de transgressão sempre foi algo que impulsionou, de certa forma, a vida da mulher, mesmo que inconsciente. Paula e CLB são personagens que expressam esse desejo, mas que, por algum motivo ou em algum momento da narrativa, são impedidas de continuar no caminho da transgressão. Isso reforça a ideia de que a tradição patriarcal instaurada na sociedade ainda subjuga a mulher mesmo quando ela tenta seguir um caminho diferente, as raízes do machismo tornam-se mais fortes. Através da análise das narrativas e do suporte teórico de Simone de Beauvoir e Judith Butler, percebemos que, ainda assim, a tentativa de transgressão não é em vão, uma vez que ambas as personagens alcançam, até certo ponto, certas liberdades, entre elas a liberdade sexual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid da Silva Marinho, Universidade Estadual de Montes Claros
    Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. de Cláudia Fares. São Paulo: Arx, 2004.

BEAUVOIR. Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BIRMAN, Joel. Gramáticas do erotismo: a feminilidade e as suas formas de subjetivação em psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

BUTLER, Judith. Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault. In: BENHABID, Seyla; CORNELL, Drucila (Orgs.) feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1987.

MACEDO, Helder. Pedro e Paula. Lisboa: Editorial Presença, 1998.

MAIA, Cláudia. A invenção da solteirona. Conjugalidade moderna e terror moral. Ilha de Santa Catarina: Ed. Mulheres, 2011.

RIBEIRO, João Ubaldo. A casa dos budas ditosos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

Marinho, I. da S. (2017). SEGUINDO OS PASSOS DE PAULA E CLB: A TENTATIVA DE TRANSGRESSÃO EM PEDRO E PAULA, DE HELDER MACEDO E EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. Revista Desassossego, 8(16), 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i16p61-73