Cabaré da Santa

Autores

  • Reinaldo Maia Grupo Folias D'Arte
  • Jorge Louraço Figueira Universidade de Coimbra
  • Helderson Mariani Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i23p213-271

Resumo

Escrito por dois dramaturgos separados pelo Atlântico, o Cabaré da Santa, que antes deveria se chamar Cabaré da Liberdade, traz na sua narrativa uma vontade comum que os reuniu – celebrar, nos idos de 2008, os duzentos anos da chegada da família real portuguesa em terras brasileiras, primeiramente na cidade de Salvador, para depois se instalar com sua corte no Rio de Janeiro. Assim, a partir desse mote inicial de uma celebração artística e crítica desse fato histórico, dois grupos teatrais criaram um projeto em parceria: o Folias, de São Paulo, que trouxe como dramaturgo um de seus fundadores, Reinaldo Maia; e o Teatrão, de Coimbra, que trouxe Jorge Louraço Figueira como seu dramaturgo. A parceria deu certo e, juntos ou separados, a escrita dessa dramaturgia fluiu e surgiu para ser oferecida aos atores dos dois grupos teatrais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Maia, Grupo Folias D'Arte

    Dramaturgo. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Fundador do grupo Folias D’Arte e fundador do Movimento Arte Contra a Barbárie. Falecido em 17 de abril de 2009.

  • Jorge Louraço Figueira, Universidade de Coimbra

    Dramaturgo. Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra com bolsa da FCT, dramaturgo residente do Teatrão (Coimbra, Portugal), docente da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto, Portugal) e crítico de teatro do jornal Público.

  • Helderson Mariani Pires, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Em artes, Helder Mariani. Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicodrama pelo Instituto Bauruense de Psicodrama (IBAP). Bacharel em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Outros Desassossegos

Como Citar

Maia, R., Figueira, J. L., & Pires, H. M. (2020). Cabaré da Santa. Revista Desassossego, 12(23), 213-271. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i23p213-271