Entre ficção e história: a organização estética no romance de José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p22-46

Palavras-chave:

Ficção e história, Discurso historiográfico, Formas arquitetônicas e composicionais, Narrativa saramaguiana

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a discussão do papel da História de Portugal no modo da organização estética no romance de José Saramago que gera a materialização do objeto estético. Para fins de análise utilizar-se-á como objeto artístico de análise o romance "História do Cerco de Lisboa", pois crê-se que a organização do objeto estético saramaguiano se dá através do jogo entre ficção e história, cumprindo uma função estética composicional determinada pela organização arquitetônica pensada pelo autor criador. Entrar em contato com essa forma de organização específica de Saramago, é entrar também contato com a imagem da tradição que a História tem no país e como isso está relacionado com os sujeitos que ali transitam.  Assim como, neste artigo, o estudo sobre o romance, postulado por Mikhail Bakhtin (2014), ajuda a visualizar essa constituição desse objeto estético contemporâneo, os estudos de Eduardo Lourenço e da Profª Dra. Teresa Cristina Cerdeira auxiliam a entender a relação dos portugueses com a História, e o conceito desenvolvido por Hayden White (2014) guiam o olhar para a forma de constituição de um discurso histórico, bem como a sua relação quase que direta com o discurso artístico-literário. Pretende-se concluir que o romance de José Saramago é constituído por meio da relação estabelecida entre ficção e história, sendo que essa relação é determinada pela valoração posta no plano arquitetônico elaborado pelo autor-criador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iago Nunes dos Santos, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Edição bilingue. Tradução, introdução e notas de Paulo Pinheiro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. O Problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária (1924). In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do Romance. 7. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance III: O romance como gênero literário. Tradução e posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.

BRANDÃO, Frei António. Terceira Parte da Monarquia Lusitana: que contém a História de Portugal desdo Conde Dom Henrique, até todo reinado delrey Dom Afonso Henriques. Impressa em Lisboa em o Mosteiro de S. Bernardo, 1632.

CERDEIRA, Teresa Cristina. José Saramago entre a história e a ficção: uma saga de portugueses. Belo Horizonte, MG: Moinhos, 2018.

GARRETT, Almeida. Viagens na minha terra (1846). 4. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

HERCULANO, Alexandre. O Bobo (1843). Prefácio de Vitorino Nemésio. São Paulo: Difel, 1967.

LOURENÇO, Eduardo. Psicanálise mítica do destino português. In: LOURENCO, Eduardo. O labirinto da saudade. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2016.

LUKÁCS, György. A forma clássica do romance histórico. In: LUKÁCS, György. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle; apresentação Arlenice Almeida da Silva. São Paulo: Boitempo, 2011.

QUEIRÓS, Eça de. A Ilustre Casa de Ramires (1900). Apresentação e notas de Marise Hansen. 2. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa (1989). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SARAMAGO, José. Memorial do Convento (1982). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

WHITE, Hayden. O Texto Histórico como Artefato Literário. In: WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a Crítica da Cultura. Trad. de Alípio Correia de Franca Neto. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Santos, I. N. dos. (2022). Entre ficção e história: a organização estética no romance de José Saramago. Revista Desassossego, 14(28), 22-46. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p22-46