A QUESTÃO DO LIMIAR EM "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA"; UMA REFLEXÃO À LUZ DAS PESQUISAS BAKHTINIANAS

Autores

  • Nefatalin Golçalves Neto Mestrando da Área de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v2i4p26-34

Palavras-chave:

Limiar, Sujeito, Ensaio sobre a cegueira, Mikhail Bakhtin, José Saramago

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o estudo do conceito de limiar segundo a perspectivado pensador russo Mikhail Bakhtin. O conceito de limiar se mostra deveras complexo por não ser claramente definido pelo teórico russo. A fim de verificar se procedimentos descritos por Bakhtin como espaços do limiar são produtivos nos escritos literários, aplicamos os mesmos nolivro do escritor português José Saramago, restringidos aos espaços e diálogos limiares. Com base nesta investigação, verificamos, ainda que parcialmente, por conta do pouco espaço que aqui temos, que para além da concepção bakhtiniana de limiar ser perfeitamente aplicável nasobras literárias, e, por conseqüência, na obra saramaguiana, identificamos que o romance que estudamos possui diversos momentos que podemos chamar de limiar, sejam eles diálogos, espaços ou até mesmo ações. Por fim, tais fatos nos levam a entender que os escritos de Bakhtin ainda  têm  muito  a  ensinar  a  seus  leitores  e  estudiosos,  revelando  conceitos  ainda  pouco explorados pela crítica atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-10

Como Citar

Golçalves Neto, N. (2010). A QUESTÃO DO LIMIAR EM "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA"; UMA REFLEXÃO À LUZ DAS PESQUISAS BAKHTINIANAS. Revista Desassossego, 2(4), 26-34. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v2i4p26-34