FOLHAS CAÍDAS OU O JOGO CIFRADO DO AMOR

Autores

  • Mariana Marques de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v5i10p49-61

Palavras-chave:

Almeida Garrett, Folhas Caídas, Discurso amoroso, Erotismo.

Resumo

O presente trabalho analisa a obra Folhas Caídas, de Almeida Garrett, sob a perspectiva do jogo cifrado da linguagem, tendo como foco o discurso amoroso. Discute-se de que maneira Garrett constrói o jogo de simulação da linguagem que tem como intuito a visibilidade da obra e de si ao mesmo tempo em que traz um registro de discurso amoroso ao modo garrettiano. Tal discurso põe em coexistência os paradoxos do sentimento amoroso, que necessita do corpo para concretizar o que existe como sentimento. Escondido pela linguagem cifrada, esse discurso seduz o leitor a fim de envolvê-lo e instigá-lo a desvendar o cunho erótico da poesia. Desse modo, busca-se investigar a Advertência da obra como o início da encenação da linguagem cifrada e alguns caminhos de leitura dos poemas em que o erotismo pode ser desvelado pelo leitor de Folhas Caídas.

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Biografia do Autor

  • Mariana Marques de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

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Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Vária

Como Citar

FOLHAS CAÍDAS OU O JOGO CIFRADO DO AMOR. (2013). Revista Desassossego, 5(10), 49-61. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v5i10p49-61