A RECEPÇÃO CRÍTICA DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL

Autores

  • Bruno Brizotto Universidade de Caxias do Sul
  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v6i11p103-112

Palavras-chave:

Recepção crítica, José Saramago, Literatura Portuguesa

Resumo

Exame da recepção crítica do escritor português José Saramago por meio do levantamento de teses e dissertações já defendidas em universidades brasileiras, especialmente na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ao examinar tais produções críticas, pretende-se verificar quais obras do escritor luso são alvo de maiores estudos, quais as temáticas dominantes, o direcionamento teórico do estudo. A partir disso, será possível constatar como a produção ficcional de Saramago é recebida e analisada de forma crítica pelas universidades citadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Brizotto, Universidade de Caxias do Sul
    Licenciado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul. Áreas de atuação: Estética da Recepção, Italo Calvino, Erico Verissimo, Teoria da Literatura, Hermenêutica, Desconstrucionismo, Literatura Sul-Rio-Grandense.
  • Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul
    Doutora em Letras (UFRGS), com estágio pós-doutoral (PUCRS). Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul. Áreas de atuação: Estudos Culturais de Gênero, Ensino de Literatura, Leitura.

Referências

ALVES, Francisco das Chagas Jacinto. “A construção duplicada em O homem duplicado”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010, 89 p.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BORGES, Ana Paula Carraro. “Do santo ao homem: Francisco de Assis sob o olhar de Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008, 101 p.

FERREIRA, Priscila de Oliveira. “Ricardo Reis: ficção da ficção”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, 145 p.

GOMES, Murilo de Assis Macedo. “Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009, 135 p.

GONÇALVES NETO, Nefatalin. “A Ordem e o Caos: Plauto e José Saramago”. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010, 157 p.

KAWAMURA, Regina Cláudia. “O Ano da Morte de Ricardo Reis: o leitor no jogo da ficção”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009, 125 p.

KEPPLER, Carl F. The literature of the second self. Arizona: The University of Arizona Press, 1972.

LACERDA, Iraci Judite. “Personagens engajadas em sociedade de classes: uma leitura comparativa de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Levantado do Chão, de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 173 p.

LAITANO, Paloma Esteves. “As pequenas memórias na ficção de José Saramago: a recordação da infância como matéria literária”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009, 129 p.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 35. ed. rev. e atual. São Paulo: Cultrix, 2008.

NEDEL, Paulo Augusto. “O evangelho segundo o narrador: o papel do narrador em O evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, 226 p.

RICHTER, Nanci Geroldo. “Os espaços infernais e labirínticos em Ensaio sobre a cegueira”. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 165 p.

RÖHRIG, Maiquel. “Alegorias do mundo em Saramago”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011, 126 p.

SILVA, Angela Ignatti. “Tempo, espaço e autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a Cegueira”. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008, 217 p.

TADIÉ, Jean Yves. A crítica literária no século XX. Trad. Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

TESCHE, Camila Carolina Pereira da Silva. “História e Poder: uma leitura de Levantado do Chão”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 133 p.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Brizotto, B., & Zinani, C. J. A. (2014). A RECEPÇÃO CRÍTICA DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL. Revista Desassossego, 6(11), 103-112. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v6i11p103-112