ENTRE O EXCESSO E A CONCISÃO: OS ESTILOS DE SARAMAGO E CARDOSO PIRES

Autores

  • Caio Yurgel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v5i9p62-73

Palavras-chave:

Cardoso Pires, Concisão, Excesso, Literatura portuguesa, Saramago

Resumo

O presente artigo busca contrapor dois estilos situados em extremos opostos do espectro literário: o excesso e a concisão. E, para tanto, parte de obras de dois autores portugueses, dois Josés: Saramago e Cardoso Pires. O primeiro deles admite o excesso de seus métodos, ao passo que o segundo alega optar pela concisão. É esta segunda afirmação que se planeja refutar aqui, demonstrando a força arquitetônica do excesso que subjaz à prosa de Cardoso Pires. Ademais, não é objetivo do artigo o de provar a supremacia de um estilo literário sobre o outro (uma tarefa em tudo inútil – não estamos aqui inseridos em um sistema dialético que buscará extrair uma síntese de dois polos opostos), mas sim o de apontar para alguns valores inerentes a uma literatura do excesso – um excesso, como veremos, que diz mais respeito à construção de um mundo ao leitor, de uma cidade que possa ser habitada por ele, e menos a malabarismos linguísticos.

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Biografia do Autor

  • Caio Yurgel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Graduado em Filosofia, bolsista CNPQ do Mestrado em Teoria da Literatura / Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Contato: caio.yurgel@gmail.com

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Publicado

2013-06-02

Como Citar

Yurgel, C. (2013). ENTRE O EXCESSO E A CONCISÃO: OS ESTILOS DE SARAMAGO E CARDOSO PIRES. Revista Desassossego, 5(9), 62-73. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v5i9p62-73