Lefort: democracia e direitos humanos

Autores

  • Tessa Moura Lacerda Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2018.147394

Palavras-chave:

Democracia, Direitos humanos, Conflito, Luta política.

Resumo

O Estado moderno nasce, segundo Claude Lefort, quando ocorre um desintrincamento entre o poder e o direito. O poder passa por uma desincorporação e deixa de se identificar com o governante, sendo concebido, na modernidade, como um lugar vazio. Dessa maneira, não é mais o poder quem define o que é justo ou injusto e, ao contrário, o poder deve prestar contas ao direito. O direito, com a Declaração universal dos direitos do homem, ganha uma função simbólica. É isso que garante a possibilidade de reivindicação de direitos que não estão positivados nas leis escritas. A democracia se caracteriza, assim, pela afirmação do direito de criar direitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Lefort, Claude (1986). “La question de la démocratie”, In Essais sur le politique, XIXe – XXe siècles, Paris: Éditions du Seuil.

Lefort, Claude (1991). “Os direitos do homem e o Estado-providência”, In Pensando o político, Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lefort, Claude (2011). “A imagem do corpo e o totalitarismo”, In A invenção democrática, Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Lefort, Claude (2011b). “Direitos do homem e política”, In A invenção democrática, Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar