Ceticismo e dogmatismo em Pascal

Autores

  • Luís César Guimarães Oliva Universidade de São Paulo — USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2021.193764

Palavras-chave:

Pascal, Ceticismo, Dogmatismo, Natureza humana, Queda

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar a maneira como Pascal trata das relações entre ceticismo e dogmatismo em duas de suas principais obras, os Pensamentos Conversa com o Senhor de Sacy, as quais, embora não conflitantes, trazem uma relevante mudança de pontos de vista. A Conversa aborda o debate ceticismo/dogmatismo diretamente pelo ângulo moral, de modo que os riscos morais (e as paixões correspondentes de orgulho e preguiça) para os leitores serão o critério fundamental de avaliação das duas filosofias. É igualmente do ponto de vista moral que Epiteto e Montaigne, representantes do dogmatismo e do ceticismo, serão considerados inconciliáveis, visto que a aniquilação recíproca de vícios e virtudes impossibilita a constituição de uma moral perfeita. Nos Pensamentos, o ponto de vista assumido é o da teoria do conhecimento, ainda que se termine o embate no mesmo impasse moral da Conversa. A diferença mais importante, porém, é que os Pensamentos trazem o embate para o interior da natureza humana. Ambas as obras concordam em apontar ao apontar a religião cristã como fonte de explicação para os paradoxos da condição humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bolzani Filho, R. (2013). Acadêmicos versus Pirrônicos. São Paulo: Alameda.

Descartes, R. (1988). Meditações Metafísicas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jr. In: Col. Os Pensadores. Vol. Descartes. São Paulo: Nova Cultural.

Epiteto (1997). Manuel d’Épictète. Paris: GF Flamarion.

Goldmann, L. (1959). Le Dieu Caché. Paris, Gallimard.

Mantovani, R. (2016). Limites da Apologia Cristã. São Paulo: Garimpo.

Montaigne, M. (2001). Os Ensaios. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes.

Pascal, B. (1963). Oeuvres Complètes. Paris: Seuil.

Pascal, B. (2001). Pensamentos. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes.

Pascal, B. (2014). Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e outros escritos. Trad. Flavio Fontenelle Loque. São Paulo: Alameda.

Pascal, B. (2017). Do espírito geométrico e Da arte de persuadir e outros escritos de ciência, política e fé. Trad. Flávio Loque. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar