Filosofia, humanidades clássicas e ciências humanas e sociais: atualidade de uma agenda no Brasil de hoje

Autores

  • Ivan Domingues Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2022.200492

Palavras-chave:

humanidades, studia humanitatis, projetos pedagógico e epistêmico, ciências humanas e sociais e filosofia, renascença, modernidade, Brasil

Resumo

O artigo trata da relação entre Humanidades, Ciências Humanas e Sociais e Filosofia, considerada à luz dos projetos pedagógico e epistêmico das humanidades clássicas, tendo por fio condutor a Renascença italiana e os Studia Humanitatis, com a Filosofia como disciplina-piloto.  Ao fazer o trânsito para a modernidade, com o surgimento das ciências humanas e sociais e o descentramento da filosofia, haverá o colapso dos projetos pedagógico e epistêmico dos Studia dos renascentistas, num ambiente de pesada cultura disciplinar, tendo por resultado a ultrafragmentação do conhecimento, levada a cabo sem qualquer perspectiva de unificação. O resultado é o mal-estar epistemológico, que vai junto com a ideia de perda de relevância da filosofia, ao se ver afastada dos processos pedagógico e epistêmico das ciências, e, paralelamente, das próprias disciplinas científicas, impedidas, em razão da ultrafragmentação, de nos dar uma visão unificada da humanidade e da realidade humana circundante. Tal situação levará ao questionamento acerca da oportunidade de relançamento do projeto pedagógico-epistêmico das Humanidades Clássicas, visando vencer o mal-estar epistemológico e a síndrome da irrelevância da filosofia e das ciências empíricas do homem. Contudo, como mostraremos, tal relançamento não poderá consistir numa volta aos Studia ou em sua retomada pura e simples, mas deverá dar-se em novas bases científicas e filosóficas, levado a cabo em bases interdisciplinares, e não mais holísticas, com a filosofia como disciplina-piloto, como na Renascença. Neste cenário, o Brasil será considerado e uma proposta condizente com o nosso contexto acadêmico e a realidade nacional nos dias de hoje será feita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Cassirer, E. ; Kristeller, P. et al. (org.) (1948). The Renaissance Philosophy of Man: Petrarca, Vallla, Ficino, Pomponazzi, Vives. Chicago: The Chicago UP.

Domingues. I. (1999). O grau zero do conhecimento: o problema da fundamentação das ciências humanas. São Paulo: Loyola.

Domingues. I. (2020). Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas – Cinquenta anos depois. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

Domingues. I. (2013). “A universidade e o mundo contemporâneo”. in: Paula, J. A. (org.). Fórum de estudos contemporâneos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial da UFMG.

Domingues. I. (2013). Interdisciplinaridade: análise do projeto General Education de Harvard. Belo Horizonte: UFMG.

Domingues. I. (2014). “O sistema de comunicação da ciência e o taylorismo aca-dêmico: questionamentos e alternativas”. Estudos Avançados, v. 28, nº. 82, São Paulo, dez 2014.

Domingues. I. (2019). “Discurso de Vélez tem componente ideológico e narrativa persecutória, diz filósofo”. Época, 18/03/19 (entrevista).

Domingues. I. (2019). “Future-se: a substituição do ethos pelo business, entrevista especial com Ivan Domingues”. Portal Humanitas, Unisinos 29/08/19, matéria assinada por Patrícia Fachin.

Domingues. I. (2020). “Tempos Pós-Corona”. Humanitas, nº. 139, p. 69-74, nov 2020.

Foucault, M. (1966). Les mots et les choses : une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard.

Garin, E. (1975). Educazione umanistica in Itália. Roma: Laterza.

Garin, E. (org.) (1991). O homem renascentista. Lisboa: Editorial Presença.

Gusdorf, G. (1966-1985). Les sciences humaines et la pensée occidentale. 12 vols. Paris: Payot.

Kristeller, P. (1995). Tradição clássica e pensamento do renascimento. Lisboa: Edições 70.

Snow, C. P. (2015) As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDUSP.

Schumpeter, P. (1964) História da análise econômica. 3 vol. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura / USAID.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Domingues, I. (2022). Filosofia, humanidades clássicas e ciências humanas e sociais: atualidade de uma agenda no Brasil de hoje. Discurso, 52(1), 46–64. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2022.200492