Corpo e consciência

Autores

  • João Paulo Monteiro Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2003.38066

Palavras-chave:

Consciência, corpo, mente, espírito, apreensão, mundo

Resumo

Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido como “consciência da consciência”, mas seu conceito não tem qualquer outra utilidade. Basicamente, corpo e consciência são tudo o que temos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Paulo Monteiro, Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
    Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2003-12-09

Edição

Seção

Nao definda