Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud

Autores

  • Richard Theisen Simanke Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38073

Palavras-chave:

psicanálise, Freud, metapsicologia, representação, associacionismo, atomismo psicológico

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que o ensaio crítico Sobre a concepção das afasias, escrito por Freud em 1891, é o primeiro passo para a formulação de uma doutrina da representação, cujas características iniciais permanecerão inalteradas ao longo de todo o desenvolvimento da obra e cuja compreensão é indispensável para a elucidação desse amplo projeto teórico de fundamentação de uma ciência naturalista da mente, que Freud denominou metapsicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Theisen Simanke, Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

2007-06-09

Como Citar

Simanke, R. T. (2007). Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud. Discurso, (36), 55-94. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38073

Edição

Seção

Nao definda