Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza

Autores

  • Otília Beatriz Fiori Arantes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2005.62567

Palavras-chave:

Gilda de Mello e Souxa, Método Crítico, Artes Plásticas, Experiência Estética

Resumo

Aliando a própria experiência perceptiva à arqueologia visual dos mestres da escola de Warburg, à prática indiciária dos connaisseurs e, principalmente, do mais conhecido deles, o médico italiano do século XIX, Giovanni Morelli - junto com um pouco de psicanálise e a técnica dos romances policiais -, Gilda de Mello e Souxa desenvolveu um "método" crítico inteiramente livre e original, que rendeu enormes frutos. Entre outras tantas coisas, foi ela a primeira a compreender o "caipirismo imanente" ou, mais exatamente, "a verdade dos gestos da nossa gente".

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Publicado

2005-10-03

Edição

Seção

Artigos

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