Para um conceito materialista de tempo musical. A teoria dos tipos nos fragmentos de Adorno sobre Beethoven

Autores

  • Eduardo Socha Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.137800

Palavras-chave:

Adorno, Filosofia da música, Tempo musical, Beethoven, Hegel

Resumo

Pretende-se expor os elementos principais da teoria dos tipos, que encontramos nos Beethoven-Fragmente, de Theodor W. Adorno. Por meio desse modelo de pensamento, Adorno esclarece os critérios orientadores de seu conceito de tempo musical, que se particulariza criticamente nos escritos musicais posteriores, como as monografias sobre Wagner, Mahler e Berg, os ensaios sobre Stravinsky e as conferências sobre o serialismo pós-Webern. A teoria dos tipos envolveria as diferentes modalidades de “relação da música com o tempo em geral”. Além da exposição teórica, articulada à interpretação do tempo em Hegel, propõe-se a análise técnica de peças de Beethoven, sobretudo do 1º movimento da 3a Sinfonia, obra que fundamentaria in musicis o conceito adorniano de tempo musical.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Socha, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutor em filosofia pela FFLCH/USP. Pós-doutorando pela mesma instituição

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Publicado

2019-06-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Para um conceito materialista de tempo musical. A teoria dos tipos nos fragmentos de Adorno sobre Beethoven. (2019). Discurso, 49(1), 161-184. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.137800