Correspondência de Antônio Vieira (1646-1694): O Decoro

Autores

  • João Adolfo Hansen Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - DLCV, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38040

Palavras-chave:

Artes dictaminis, imitação, decoro, retórica, correspondência, Padre Antônio Vieira

Resumo

Os dois subgêneros epistolares desenvolvidos por Antônio Vieira entre 1646 e 1696, a carta familiar e a carta negocial, reatualizam os preceitos das artes dictaminis antigas. Escritas como imitação verossímil e decorosa de fala de pessoa natural, as canas produzem a presença do corpo e voz do remetente, reativando neo-escolasticamente as técnicas da sermocinatio latina. A comunicação tratará de categorias retóricas e teológico-políticas das articulações dos dois subgêneros: a - a enunciação ou o contrato enunciativo, em que caracteres e afetos constantes qualificam o remetente como tipo discreto que se dirige ao destinatário aplicando decoros específicos da pessoa e da circunstância; b - o enunciado ou a narração, em que as tópicas da invenção e as partes da disposição constituem a verossimilhança adequada ao subgênero e à matéria exposta.

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Biografia do Autor

  • João Adolfo Hansen, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - DLCV, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP.
    Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - DLCV, da Faculdade de Filosofia,  Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP.

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Publicado

2000-12-09

Edição

Seção

Nao definda

Como Citar

Hansen, J. A. (2000). Correspondência de Antônio Vieira (1646-1694): O Decoro. Discurso, 31, 259-284. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38040