Educação pública: o desafio da qualidade

Autores

  • José Clovis de Azevedo Centro universitário Metodista IPa

Palavras-chave:

Mercoescola, Escola cidadã, Qualidade, Avaliação, Participação, Emancipação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o exame da qualidade do ensino na escola pública, tomando como referência a experiência de Porto Alegre, no período 1989-2006. Analisa as concepções de qualidade considerando a percepção de dois movimentos antagônicos de mudanças nos rumos da escola pública tradicional: reconversão para o mercado, mercoescola, introduzindo na escola a lógica da empresa, centrada nos valores da competição, da produtividade, da eficiência, da eficácia e da avaliação seletiva e classificatória, baseada na mensuração, na quantificação e no produto final; e a reconversão para a cidadania, escola cidadã, enfatizando a solidariedade, a cooperação, a autonomia moral e intelectual, a defesa da vida, a emancipação, a humanização e a avaliação com ênfase nos processos, nos tempos e ritmos inerentes ao sujeito aprendiz.

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Publicado

2007-08-01

Como Citar

Azevedo, J. C. de. (2007). Educação pública: o desafio da qualidade . Estudos Avançados, 21(60), 7-26. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10234

Edição

Seção

Qualidade do Ensino