Estranhamento e riso no cinema contemporâneo

Autores

  • Pablo Augusto Silva
  • Rogério Ferreira Antunes

Palavras-chave:

Imagem, Pedagogia, Efeito de estranhamento (efeito V), Riso, Eurocentrismo

Resumo

O artigo é uma análise crítica do filme A hora do show (Bamboozled), lançado em 2000, do diretor estadunidense Spike Lee. Há em sua obra, e particularmente nesse filme, influências conceituais de dois importantes autores. De Bertold Brecht e o seu efeito de estranhamento ou efeito V (do alemão Verfremdungseffekt); e de Henri Bergson e sua concepção do riso como portador de determinada função e significado social. A obra de Spike Lee, aberta no sentido modernista, perpassa uma intenção didático-pedagógica do uso e da desconstrução da imagem eurocêntrica que ainda não foi suficientemente analisada e compreendida pela crítica.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Textos

Como Citar

Silva, P. A., & Antunes, R. F. (2010). Estranhamento e riso no cinema contemporâneo . Estudos Avançados, 24(70), 245-264. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10503