A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro

Autores

  • Noel dos Santos Carvalho Universidade de Campinas; Programa de Pós-Graduação em Multimeios
  • Petrônio Domingues Universidade Federal de Sergipe; Departamento de História

Palavras-chave:

Cinema, Negro, Cultura, Relações raciais

Resumo

O artigo examina como a questão do negro foi abordada e debatida no cinema brasileiro a partir de dois textos-manifestos de cineastas e críticos vinculados ao Cinema Novo: David Neves e Orlando Senna. Se o arrazoado desses autores se aproxima ao estabelecer que o Cinema Novo redefiniu a representação do negro no cinema brasileiro, distancia-se quanto ao caráter dessa redefinição. O intento, portanto, é tecer uma análise comparativa dos dois primeiros ensaios sobre a presença negra na história do cinema brasileiro.

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Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Arte, Literatura e Cinema

Como Citar

Carvalho, N. dos S., & Domingues, P. (2017). A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro. Estudos Avançados, 31(89), 377-394. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/132437