Limites e possibilidades do ensino de filosofia

Autores

  • Franklin Leopoldo e Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180026

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Consciência crítica, Formação, Significação ética e resistência

Resumo

Trata-se de examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem num mundo fragmentado em que as desilusões e as decepções podem se tornar, a todo momento, a tônica da existência. O caminho para uma reintegração ética e política passa pela formação da consciência crítica que venha a contestar o presente e a resistir a um futuro determinado pela alienação. A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça.

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Biografia do Autor

  • Franklin Leopoldo e Silva

    é professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Ensino de Humanidades

Como Citar

Silva, F. L. e. (2018). Limites e possibilidades do ensino de filosofia. Estudos Avançados, 32(93), 7-12. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180026