Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”

Autores

  • Marcus Sacrini Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais
  • Valéria De Marco Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180029

Palavras-chave:

Ensino e aprendizado, Humanidades, Leitura, Escrita, Fichamentos

Resumo

O artigo apresenta o histórico e as principais características de uma disciplina de graduação com estrutura interdisciplinar – Práticas de leitura e escrita acadêmicas –, cujo projeto foi elaborado em 2014, vem sendo desenvolvido e ampliado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, desde 2015, com o engajamento de crescente número de professores, alunos e monitores. Dado seu caráter inusual, a disciplina convoca seus participantes a um processo contínuo de avaliação, de reflexão e sucessivas transformações. Este texto destina-se a um balanço do “estado da questão”, pois a experiência coletiva acumulada ao longo de seis semestres permite, cremos, apontar o potencial inovador do projeto no que tange a dois dos constituintes centrais do processo de aprendizado formal, a saber, formas privilegiadas de interação entre corpo docente e discente e procedimentos de organização do conhecimento por parte dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Marcus Sacrini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

    é professor livre-docente do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo

  • Valéria De Marco, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

    é professora titular do departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Ensino de Humanidades

Como Citar

Sacrini, M., & De Marco, V. (2018). Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”. Estudos Avançados, 32(93), 43-62. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180029