Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil

Autores

  • Isis Baldini Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea
  • Martin Grossmann Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Pamela Prado
  • Vinicius Spricigo Universidade Federal de São Paulo. Departamento de História da Arte

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-4014.20180047

Palavras-chave:

Formação e ensino da arte, Arte contemporânea, Museu de arte, Bienal de arte, Curadoria

Resumo

Nesta entrevista inédita realizada pelo Fórum Permanente IEA-USP em 17 de dezembro de 2009, o historiador, crítico de arte, curador e dirigente cultural Walter Zanini fala sobre sua formação internacional em artes visuais, sua experiência como docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da Escola de Comunicações e Artes da USP e da Fundação Alvaro Penteado; assim como seu papel na constituição e desenvolvimento das bases conceituais e curatoriais do Museu de Arte Contemporânea da USP, o primeiro museu de arte contemporânea no mundo, durante sua gestão (1963-1978). Relembra também sua atuação como curador de duas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo no início dos anos 1980, que transformaram a matriz epistemológica desse evento que é uma centralidade no sistema da arte contemporânea no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isis Baldini, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea

    é pós-doutoranda no programa interdisciplinar do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, doutora pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.

  • Martin Grossmann, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte e Cultura do Instituto de Estudos Avançados da USP, curador-coordenador do Fórum Permanente.

  • Pamela Prado

    é graduada em Filosofia pela Universidade de Chile (2000) e em 2009 concluiu mestrado no Royal College of Art, Londres, em Curadoria de Arte Contemporânea.

  • Vinicius Spricigo, Universidade Federal de São Paulo. Departamento de História da Arte

    é professor adjunto do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artes e cultura

Como Citar

Baldini, I., Grossmann, M., Prado, P., & Spricigo, V. (2018). Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil. Estudos Avançados, 32(93), 307-329. https://doi.org/10.1590/0103-4014.20180047