Ensino de Botânica

conhecimento e encantamento na educação científica

Autores

  • Suzana Ursi Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Percia Paiva Barbosa Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Paulo Takeo Sano Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Flávio Augusto de Souza Berchez Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Contextualização, Formação de professores, Educação em Biodiversidade, Trilha das Mudanças Climáticas Globais

Resumo

O ensino de Botânica está inserido no contexto mais amplo da Educação Biológica. Contudo, apresenta peculiaridades que justificam uma análise mais cuidadosa e específica para suas questões. Realizamos reflexões sobre os objetivos, os desafios e as possibilidades para o enfoque dessa temática tão central na Educação Básica. Discutimos a importância da contextualização para promover o ensino de Botânica de boa qualidade, principalmente quando aliada à utilização de uma variedade de estratégias didáticas dinâmicas e que propiciem o interesse e protagonismo do estudante. Finalmente, enfatizamos a relevância da aproximação entre Universidade e Escola, apresentando experiências realizadas nesta perspectiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suzana Ursi, Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

    é docente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Coordena o BotEd – Grupo de Pesquisa Botânica na Educação.

  • Percia Paiva Barbosa, Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

    a é doutoranda do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Participa do BotEd – Grupo de Pesquisa Botânica na Educação.

  • Paulo Takeo Sano, Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

    é docente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Ensino em Biodiversidade (Laboratório de Taxonomia Vegetal).

  • Flávio Augusto de Souza Berchez, Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

    é docente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Coordena o Projeto Ecossistemas Costeiros (Laboratório de Algas Marinhas).

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Ursi, S., Barbosa, P. P., Sano, P. T., & Berchez, F. A. de S. (2018). Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, 32(94), 7-24. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002