Ensino Médio–etapa conclusiva de uma educação em crise

Autores

  • Luís Carlos de Menezes Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0009

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Básica, Base Curricular, Carreira de professores

Resumo

Associa-se o desempenho do Ensino Médio, estagnado há mais de década, ao conjunto de insuficiências da Educação de Base. Cogita-se a necessidade de se rever recente lei que altera a LDB, assim como de se reelaborar em seu conjunto a Base Nacional Comum Curricular, para poder ser sintética e efetiva referência educacional. Sugere-se melhor distribuição dos recursos fiscais e apoio logístico aos municípios para que possam de fato responder pelo início da escolarização. Propõe-se uma carreira em que professores possam progredir sem deixar de lecionar, tornando-se tutores na formação prática de futuros colegas.

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Biografia do Autor

  • Luís Carlos de Menezes, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

    é professor sênior do Instituto de Física e integrante da Cátedra Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Menezes, L. C. de. (2018). Ensino Médio–etapa conclusiva de uma educação em crise. Estudos Avançados, 32(94), 111-118. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0009