Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0010

Palavras-chave:

Políticas de currículo, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Matemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O atual contexto de políticas públicas tem gerado tensões e inseguranças ante as prescrições que chegam até as escolas e seus professores. Se, por um lado, as pesquisas apontam para a necessidade de protagonismo dos professores, por outro, a publicação de um documento como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atrelada aos sistemas de avaliações externas, engessa o trabalho do professor. Acrescentem-se a isso as ações que vêm sendo adotadas para a implementação dessa base, num visível retorno ao neotecnicismo. Diante dessas questões, o presente artigo se propõe a discutir o contexto do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa retrospectiva histórica das políticas curriculares das últimas décadas. Nessa trajetória, analisa-se como a BNCC interrompe um processo de avanços até então conquistados; o texto do documento aprovado pelo CNE apresenta incompletudes e contradições entre o discurso introdutório e as habilidades específicas para o ensino de matemática e alguns objetos de conhecimento são propostos de forma reducionista, desconsiderando os avanços da pesquisa em Educação Matemática brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

    é doutora em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

    é doutora em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora da Universidade São Francisco (USF).

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Passos, C. L. B., & Nacarato, A. M. (2018). Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, 32(94), 119-135. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0010