A história da álgebra e o pensamento algébrico

correlações com o ensino

Autores

  • Flávio Ulhoa Coelho Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística
  • Marcia Aguiar Universidade Federal do ABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0013

Palavras-chave:

Ensino de Álgebra, Pensamento algébrico, História da álgebra, Pensamento abstrato

Resumo

O ensino de Álgebra tem se restringido a questões técnicas e operacionais, deixando de lado, muitas vezes, o desenvolvimento de conceitos e do pensamento algébrico. Acreditamos que esse enfoque está por trás das deficiências diagnosticadas em várias pesquisas e avaliações governamentais. Neste texto, apresentamos como os conceitos que foram relevantes para o desenvolvimento da álgebra ao longo dos séculos podem e devem participar do processo de ensino da álgebra.

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Biografia do Autor

  • Flávio Ulhoa Coelho, Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística

    é professor titular do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP).

  • Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição

    é professora adjunta do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Coelho, F. U., & Aguiar, M. (2018). A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, 32(94), 171-187. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0013