As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo. Instituto de Química

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0018

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Básico

Resumo

Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica.

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Biografia do Autor

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Universidade de São Paulo. Instituto de Química

    é doutora em Ciências, área de Química, professora do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Ensino de ciências

Como Citar

Marcondes, M. E. R. (2018). As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, 32(94), 269-284. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0018