Tecnologia Blockchain: inovação em Pagamentos por Serviços Ambientais

Autores

  • Ranulfo Paiva Sobrinho Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia
  • Junior Ruiz Garcia Universidade Federal do Paraná. Departamento de Economia
  • Alexandre Gori Maia Universidade Estadual de Campinas. Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental
  • Ademar Ribeiro Romeiro Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia

Palavras-chave:

Criptomoeda, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Tecnologia blockchain, Mecanismo de consenso prova de participação delegada (DPoS)

Resumo

Os problemas socioecológicos são complexos e multidimensionais, envolvendo pelo menos a dimensão ambiental, social, econômica, política e institucional. Os problemas relacionados ao uso múltiplo dos recursos hídricos, a revitalização de bacias hidrográficas e a recuperação de rios urbanos têm colocado novos desafios para a sociedade, os quais requerem soluções inovadoras. Algumas soluções propostas, como a adoção de esquemas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), têm por objetivo incentivar que as pessoas adotem ações direcionadas para resolver problemas específicos em troca de incentivos econômicos. Mas essas soluções possuem limitações relativas a continuidade das ações após o suprimento dos incentivos. Os PSA tradicionais são baseados na moeda oficial de um país e, consequentemente, podem ser interrompidos na ocorrência de crises econômicas. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta geral de gestão para a Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí baseada na adoção de uma moeda complementar criada com suporte da tecnologia do blockchain. A moeda complementar é a criptomoeda denominada Aqua que visa incentivar ações, por exemplo, como a recuperação das áreas de proteção ambiental em áreas rurais, assim como, ações ambientais em áreas urbanas. A criptomoeda Aqua busca exercer a função de meio de troca e sua circulação ocorrerá somente dentro da rede de usuários que a aceitarem. Visando evitar o efeito negativo de ações especulativas, recomenda-se que a criptomoeda Aqua não seja conversível em reais ou outra criptomoeda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Cidade e ambiente

Como Citar

Paiva Sobrinho, R., Garcia, J. R., Maia, A. G., & Romeiro, A. R. (2019). Tecnologia Blockchain: inovação em Pagamentos por Serviços Ambientais. Estudos Avançados, 33(95), 151-175. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/159481