Celso Furtado em seu centenário de nascimento: pensamento e ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.018

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o pensamento de Furtado tomando-se por base seis obras selecionadas do autor, publicadas entre 1959 e 1974. O conjunto bibliográfico analisado possui uma constância: a procura do entendimento do subdesenvolvimento brasileiro. Essa busca se apresenta na análise da gênese de nossa estrutura econômica em Formação econômica do Brasil, na denúncia dos efeitos perversos que requereu a continuidade do processo de crescimento econômico em Análise do modelo brasileiro e em O mito do desenvolvimento econômico e, por fim, na proposta de objetivos que fossem alternativos à dinâmica do processo e às suas consequências perversas, em Um projeto para o Brasil. Além disso, em Teoria e política do desenvolvimento econômico e em Desenvolvimento e subdesenvolvimento, Furtado expõe elementos mais gerais das economias subdesenvolvidas, além daqueles especificamente brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Corrêa de Lacerda, Faculdade de Economia e Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Antonio Corrêa de Lacerda é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política e diretor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Joaquim Miguel Couto, Departamento de Economia, Universidade Estadual de Maringá

Joaquim Miguel Couto é professor associado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Luiz Paulo F. Nogueról, Departamento de História, Universidade de Brasília

Luiz Paulo F. Nogueról é professor associado do Departamento de História da Universidade de Brasília. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Referências

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Editora UnB., 1962.

_______. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.

_______. Um projeto para o Brasil. Rio de Janeiro: Saga, 1969.

_______. Análise do modelo brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972. (Col. Perspectivas do Homem).

_______. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

_______. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Editora Abril, 1983. (Coleção Os Economistas).

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Lacerda, A. C. de, Couto, J. M., & Nogueról, L. P. F. (2020). Celso Furtado em seu centenário de nascimento: pensamento e ação. Estudos Avançados, 34(100), 291-306. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.018

Edição

Seção

Centenário de nascimento de Celso Furtado (1920-2004)