O corpo como acesso ao divino na arte iluminada de William Blake

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.008

Palavras-chave:

Corpo, Arte iluminada, Divino, William Blake, Crítica

Resumo

William Blake tece, por toda a sua obra, ácidas críticas ao pensamento filosófico de matriz iluminista, em voga entre as classes letradas da Inglaterra do século XVIII, e contra a frequente associação do corpo a um invólucro impuro para alma imortal, leitura comum nas religiões de tradição cristã. Para o artista, a experiência do corpo, apresentado alternadamente como espiritual e material, representa a única via de acesso ao divino. Neste artigo, revisito a tradição crítica sobre as persistentes questões a respeito do corpo e seu papel no acesso humano ao divino presentes na arte iluminada de Blake; tenho o intuito de discutir a convergência politizada de diversas tradições místico-religiosas, filosóficas e artísticas na obra do artista, mantenho-me sensível às contradições geradas por esse processo de aproximação.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Santos, A. J. R. dos. (2021). O corpo como acesso ao divino na arte iluminada de William Blake. Estudos Avançados, 35(103), 141-154. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.008