O corpo como acesso ao divino na arte iluminada de William Blake

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.008

Palavras-chave:

Corpo, Arte iluminada, Divino, William Blake, Crítica

Resumo

William Blake tece, por toda a sua obra, ácidas críticas ao pensamento filosófico de matriz iluminista, em voga entre as classes letradas da Inglaterra do século XVIII, e contra a frequente associação do corpo a um invólucro impuro para alma imortal, leitura comum nas religiões de tradição cristã. Para o artista, a experiência do corpo, apresentado alternadamente como espiritual e material, representa a única via de acesso ao divino. Neste artigo, revisito a tradição crítica sobre as persistentes questões a respeito do corpo e seu papel no acesso humano ao divino presentes na arte iluminada de Blake; tenho o intuito de discutir a convergência politizada de diversas tradições místico-religiosas, filosóficas e artísticas na obra do artista, mantenho-me sensível às contradições geradas por esse processo de aproximação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGLIONBY, W. Painting Illustrated in three dialogues, containing some Choice Observations upon the Art, Together with the Lives of the most Eminent Painters, 1685, Robert Midgley Press. Disponível em: <https://archive.org/details/gri_000033125011129356/page/n7>. Acesso em: 10 ago. 2018.

AUBREY, B. Watchmen of Eternity: Blake’s Debt to Jacob Boehme. London: University Press of America, 1986.

BLAKE, W. America: A Prophecy, cópia A, 1793. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/copy/america.a>. Acesso em: 22 out. 2018.

BLAKE, W. Europe: A Prophey, cópia A, 1794a. Disponível em <http://www.blakearchive.org/work/europe>. Acesso em: 22 nov. 2018.

BLAKE, W. The [First] Book of Urizen, Cópia A, 1794b. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/copy/urizen.a>. Acesso em: 1 maio 2017.

BLAKE, W. Songs of Innocence and of Experience. Cópia L, 1795. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/copy/songsie.l>. Acesso em: 21 fev. 2017.

BLAKE, W. Elohim Creating Adam, 1795. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/blake-elohim-creating-adam-n05055>. Acesso em: 1 set. 2018.

BLAKE, W. Jerusalem The Emanation of The Giant Albion, Cópia E, 1821. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/copy/jerusalem.e>. Acesso em: 2 jan. 2016.

BLAKE, W. Annotations to the work of Sir Joshua Reynolds. In: ERDMAN, D.; BLOOM, H. The Complete Poetry and Prose of William Blake. New York: Random House, 1988. p.635-62.

BLAKE, W. All Religions are One (1788). In: PORTELA, M. Sete Livros Iluminados. Antígona: Lisboa, 2005a. p.32-41.

BLAKE, W. There is no Natural Religion (1788). In: PORTELA, M. Sete Livros Iluminados. Antígona: Lisboa, 2005b. p.43-61.

BLAKE, W. The Marriage of Heaven and Hell, Cópia B, 1790. In: PHILLIPS, Michael. William Blake: The Marriage of Heaven and Hell. Oxford: Bodleian Library, 2011. p.87-118.

BLAKE, W. Descriptive Catalogue of Pictures, Poetical And Historical Inventions, 1809. In: Fragmentum, n.42: A poesia e a arte de William Blake: o catálogo descritivo, jul/set. 2014, UFSM. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/issue/view/924/showToc>. Acesso em: 23 mar. 2017.

BURKE, E. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Trad. Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Editora da Universidade de Campinas, 1993.

CONNOLLY, T. J. William Blake and the Body. New York: Palgrave Macmillan, 2002.

FROSCH, T. R. The Awakening of Albion: The Renovation of the Body in the Poetry of William Blake. London: Cornell University Press, 1974.

FRYE, N. Fearful Symmetry – A Study of William Blake. Princeton: Princeton University Press, 1990.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Santos: Nacional (GEN), 2012.

GREEN, M. J. A. Visionary Materialism in the Early Works of William Blake – The Intersection of Enthusiasm and Empiricism. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

HARVEY, J. Blake’s Art. In: The Cambridge Quarterly, v.7, n.4, p.129-50, jan. 1977.

HEPPNER, C. Reading Blake’s Designs. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

LARRISSY, E. William Blake. Oxford: Blackwell Press, 1985.

MEE, J. Dangerous Enthusiasm: William Blake and the Culture of Radicalism in the 1790s. Oxford: Clarendon, 1992.

MELLOR, A. K. Blake’s Human Form Divine. Berkeley, CA: University of California Press, 1974.

MILTON, J. Paradise Lost. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2007.

PALEY, M. D. Energy and the imagination – A Study of the Development of Blake’s Though. Oxford: Oxford University Press, 1985.

PRISTLEY, J. Disquisitions relating to Matter and Spirit (1777). Disponível em: <https://archive.org/details/disquisitionsrel00prie>. Acesso em: 19 set. 2018.

REYNOLDS, J. Discourses on Art, 1723. Ed. Robert R. Wark. San Marino, CA: Huntington Library, 1959.

SCHUCHARD, M. K. Why Mrs Blake Cried: William Blake and the sexual basis of spiritual vision. London: Century, 2006.

VASARI, G. Comentary on Miguel Angelo. In: AGLIONBY, W. Painting illustrated in three diallogues – together with the lives of the most eminent painters. Disponível em: <https://archive.org/details/gri_000033125011129356/page/n7>. Acesso em: 10 ago. 2018.

VASARI, G. Lives of the Most Eminent Painters Sculptors and Architects, v.1, 1550. Trad. Gaston du C. de Vere. Londres: Macmillan and CO. LD. & The Medici Society, LD, 1912-1914. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/25326/25326-h/25326-h.htm#Page_121>. Acesso em: 02/01/2017.

WARNER, J. A. Blake and the Language of Art. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 1984.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Santos, A. J. R. dos. (2021). O corpo como acesso ao divino na arte iluminada de William Blake. Estudos Avançados, 35(103), 141-154. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.008