Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.013

Palavras-chave:

Ecologia de saberes, Sistemas socioecológicos, Sustentabilidade, Interações dialógicas, Exclusão cognitiva

Resumo

Há uma hegemonia na produção de conhecimento associada à concentração de poder e exclusão cognitiva, cerceando o diálogo com saberes marginalizados que podem ser fundamentais para a sustentabilidade na necessária reconexão local-global. Para romper com esse contexto consideramos que ecologia de saberes, reflexão, e auto-organização podem ser promovidas por meio de pesquisas participativas, em que analisamos três distintas experiências para identificar interações intersetoriais e interdisciplinares, e diálogo envolvendo diferentes atores sociais em níveis organizacionais distintos. Com isso, arguimos que a natureza de processos participativos e dialógicos viabiliza a democratização de saberes, o engajamento e a diversidade de soluções compatíveis com os desafios da sustentabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARTIOLI, F.; ACUTO, M.; MCARTHUR, J. The water-energy-food nexus: An integration agenda and implications for urban governance. Political Geography, v.61, p.215-23, 2017.

AZEVEDO, E. D. O Ativismo Alimentar na perspectiva do Locavorismo. Ambiente & Sociedade, v.18, n.3, p.81-98, 2015.

BONDAS, T.; HALL, E. O. Challenges in approaching metasynthesis research. Qualitative health research, v.17, n.1, p.113-21, 2007.

CAVALCANTE R. A Educação biocêntrica dialogando nos círculos de cultura. In: SPIGOLON, N. I.; CAMPOS, C. B. G. (Org.) Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. Curitiba: CRV, 2016. p.77-97.

DIAS, S. M. Waste pickers and cities. Environment and Urbanization, v.28, n.2, p.375-90, 2016. https://doi.org/10.1177/0956247816657302

FOLKE, C. et al. Resilience thinking: integrating resilience, adaptability and transformability. Ecology and society, v.15, n.4, 2010.

FOUCAULT, M. Power/knowledge. Selected Interviews and Other Writings of Michel Foucault, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GELL-MANN, M. The Quark and the Jaguar: Adventures in the Simple and the Complex. [s.l.]: Macmillan, 1995.

GIATTI, L. L. Participatory research in the Post-Normal Age: Unsustainability and uncertainties to rethink Paulo Freire´s Pedagogy of the Oppressed. Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2019

GIATTI, L. L. et al. Nexos de exclusão e desafios de sustentabilidade e saúde em uma periferia urbana no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v.35, p.e00007918, 2019.

GILLE, Z. Actor networks, modes of production, and waste regimes: Reassembling the macro-social. Environment and Planning A, v.42, n.5, p.1049-64, 2010. https://doi.org/10.1068/a42122

GILLE, Z. From risk to waste: global food waste regimes. The Sociological Review, v.60, n.S2, p.27-46, 2013. DOI: 10.1111/1467-954X.12036.

GUTBERLET, J. Gestão de resíduos sólidos. Revista de Geografia (UFPE), v.30, n.1, p.6-23, 2013.

GUTBERLET, J. Cooperative urban mining in Brazil: Collective practices in selective household waste collection and recycling. Waste Management, v.45, p.22-31, 2015a. http://dx.doi.org/10.1016/j.wasman.2015.06.023

GUTBERLET, J. More inclusive and cleaner cities with waste management co-production: Insights from participatory epistemologies and methods. Habitat International, v.46, p.234-43, 2015b. http://dx.doi.org/10.1016/j.habitatint.2014.10.004

GUTBERLET, J. Urban Recycling Cooperatives: Building Resilient Communities. London, New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2016.

GUTBERLET, J. Waste in the City: Challenges and Opportunities for Urban Agglomerations, Urban Agglomeration, (Ed.), InTech, DOI: 10.5772/intechopen.72047. 2018. Disponível em: < https://www.intechopen.com/books/urban-agglomeration/waste-in-the-city-challenges-and-opportunities-for-urban-agglomerations>.

HALL, B. L. Field Report, December 11-17, 2007, Victoria, University of Victoria (UVic), 2007.

HALL, B. L. Beyond epistemicide: Knowledge democracy and higher education. S.l., 2015.

HOFF, H. Understanding the nexus: Background paper for the Bonn2011 Nexus Conference. [s.l.]: SEI, 2011.

HONDA, S. L. O. Pesquisa-ação na implantação de horta comunitária: empoderamento e sustentabilidade na periferia de Guarulhos. São Paulo, 2018. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

IOANNIDIS, J. P. et al. Meta-research: evaluation and improvement of research methods and practices. PLoS biology, v.13, n.10, p.e1002264, 2015.

IOANNIDIS, J. P. et al. Meta-research: Why research on research matters. PLoS biology, v.16, n.3, p.e2005468, 2018.

KAY, J. J. et al. An ecosystem approach for sustainability: addressing the challenge of complexity. Futures, v.31, n.7, p.721-42, 1999.

KROPOTKIN, P. Mutual aid: A factor of evolution. [s.l.]: Courier Corporation, 2012.

LEFF, E. Power-knowledge relations in the field of political ecology. Ambiente & Sociedade, v.20, n.3, p.225-56, 2017.

LANE, R. The waste commons in an emerging resource recovery waste regime: Contesting property and value in Melbourne’s hard rubbish collections. Geographical Research, v.49, n.4, p.395-407, 2011. https://doi.org/10.1111/j.1745-5871.2011.00704.x

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. bras. Ci. Soc., v.17, n.49, Jun. 2002.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. The tree of knowledge. Boston: Shambala, 1992.

MAZIVEIRO, M. C.; SILVA, A. S. O caso do Complexo Paraisópolis em gestões: diferenças conceituais em programas de intervenção em favelas em São Paulo. Urbe Revistra Brasileira de Gestão Urbana, v.10, n.3, p.500-20, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao03

MIRAFTAB, F. Insurgent Planning: Situating Radical Planning in the Global South. Planning Theory, v.8, n.1, p.32-50, 2009.

MOORE, S. A. Garbage matters: concepts in new geographies of waste. Progress in Human Geography, v.36, n.6, p.780-99, 2012. http://dx.doi.org/10.1177/0309132512437077.

Newig, J.; Fritsch, O. Environmental governance: participatory, multi-level - and effective? Environ. Policy Gov., v.19, p.197-214, 2009.

RIBEIRO, W. C. Teorias socioambientais: em busca de uma nova sociedade. Estudos Avançados, v.23, p.9-13, 2010.

RIBEIRO, W. C. Justiça espacial e justiça socioambiental: uma primeira aproximação. Estudos Avançados, v.31, p.147-65, 2017.

ROCKSTRÖM, J. et al. A safe operating space for humanity. Nature, v.461, n.7263, p.472, 2009.

SAMSON, M. (Ed.) Refusing to be cast aside: Waste pickers organising around the world. Cambridge: Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego), 2009.

SANTOS, F. N. P.; TOLEDO, R. F. Círculos de cultura sobre determinantes socioambientais: pesquisa-ação com agentes comunitárias de saúde de Paraisópolis, SP. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2020 (aceito para publicação).

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria Municipal de Saúde. Município de São Paulo. Revitalização ambiental transforma viela de Paraisópolis em local mais verde. 2018. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=269034>. Acesso em: 9 Jan. 2020.

SCHATZKI, T. Spaces of practices and of large social phenomena. Espaces Temps, v.24, n.3, 2015.

SEVALHO, G. O conceito de vulnerabilidade e a educação em saúde fundamentada em Paulo Freire. Interface (Botucatu), v.22, n.64, p.177-88, 2018. DOI: 10.1590/1807-57622016.0822

SOBRAL SANTOS, M. L.; GUTBERLET, J. Transformando relações entre sociedade e resíduos. Caderno Diálogos Socioambientais na Macrometrópole, v.1, p.30-7, dez. 2018. Disponível em: < http://govamb.iee.usp.br/?q=caderno-dialogos-socioambientais-n0>.

SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos-CEBRAP, n.79, p.71-94, 2007.

SOUSA SANTOS, B. Una epistemología del sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. [s.l.]: Siglo XXI, 2009.

SOUZA, D. T.; WALS, A. E.; JACOBI, P. R. Learning-based transformations towards sustainability: a relational approach based on Humberto Maturana and Paulo Freire. Environmental Education Research, p.1-15, 2019.

STEFFEN, W. et al. The trajectory of the Anthropocene: the great acceleration. The Anthropocene Review, v.2, n.1, p.81-98, 2015.

TAVARES CAMPOS, H. K. Recycling in Brazil: Challenges and prospects. Resources, Conservation and Recycling, v.85, p.130-8, 2014.

VAN DEN HOVE, S. Participatory approaches to environmental policy-making: the European Commission Climate Policy Process as a case study. Ecological Economics, v.33, n.3, p.457-72, 2000.

VON BERTALANFFY, L. General system theory. New York, v.41973, n.1968, p.40, 1968.

WALKER, B. et al. Resilience, adaptability and transformability in social–ecological systems. Ecology and society, v.9, n.2, 2004.

WALLERSTEIN, N. et al. Shared Participatory Research Principles and Methodologies: Perspectives from the USA and Brazil—45 Years after Paulo Freire’s “Pedagogy of the Oppressed”. Societies, v.7, n.2, p.6, 2017.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Giatti, L. L., Gutberlet, J., Toledo, R. F. de, & Santos, F. N. P. dos. (2021). Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade. Estudos Avançados, 35(103), 237-254. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.013