Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.014

Palavras-chave:

Desigualdade escolar, Reprodução, Relação pedagógica, Ensino remoto

Resumo

Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZANHA, J. M. P. A questão dos pressupostos no discurso pedagógico. In: NAGLE, J. (Org.) Educação e linguagem – para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: Edart, 1976. p.83-97.

BEISIEGEL, C. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. Lisboa: Celta, 2006.

BOURDIEU, P. O racismo da inteligência. In: BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019. p.248-51.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Avaliação. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Um percurso pelas ideias de pesquisa e de educação de José Mário Pires Azanha. In: CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Escrevendo sobre universidade, campo educacional e história da educação. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

GIL, N. L.; LIMA, A. L. G. (Org.) O rendimento da escola brasileira em questão. São Paulo: Feusp, 2019.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, jan./jul. 2001.

KOHATSU, L. N. Prefácio à quarta edição da obra A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. In: PATTO, M. H. de S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

MATOS, O. C. F. Paris 1968: As barricadas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1998.

NAGLE, J. Discurso pedagógico: uma introdução. In: ___. (Org.) Educação e linguagem – para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: Edart, 1976. p.11-42.

PATTO, M. H. S. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.65, p.72-7, maio 1988.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

PAULILO, A. L.; GIL, N. L. Fracasso escolar: debates sobre reprovação e evasão na escola brasileira no século. In: GIL, N. L.; LIMA, A. L. G. (Org.) O rendimento da escola brasileira em questão. São Paulo: Feusp, 2019.

ROSENTHAL, R.; JACOBSON, L. Profecias autorrealizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intelectual dos alunos. In: PATTO, M. H. S. (Org.) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1981.

SCHEFFLER, I. A linguagem da educação. São Paulo: Saraiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

TRENTO, D. R. de S.; AMARAL, D. K. Quatro histórias de (re)provação escolar – Notas sobre os rumos das vidas de Ângela, Nailton, Augusto e Humberto. In: PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4.ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

VALLE, I. R.; CATANI, D. B. Apresentação. Revista Linhas, Florianópolis, v.15, n.29, p.4-12, jul./dez. 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-03

Como Citar

Silva, J. de S., Silva, K. N. da, & Cândido, R. M. (2022). Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron. Estudos Avançados, 36(105), 237-254. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.014