Ciência, evolução e educação em Herbert Spencer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.018

Palavras-chave:

Herbert Spencer, Ciência, Evolução, Educação

Resumo

As ideias do britânico Herbert Spencer (1820 a 1903) abrangeram diferentes áreas do conhecimento e, em sua época e para além dela, influenciaram discursos políticos reformistas pelo mundo, a saber: importância da ciência e de seu ensino nas escolas; contrariedade da interferência do estado na vida dos indivíduos; otimismo em relação ao progresso; seleção por competência; teoria evolucionista da sociedade. Sobre a educação advogou a existência de uma hierarquia de atividades: 1ª) conservação própria; 2ª) necessárias à conservação própria; 3ª) disciplina dos filhos; 4ª) procedimentos sociais e relações políticas; 5ª) restante da vida (gostos e sentimentos). Consideramos que a compreensão das ideias de Spencer favorece o entendimento do mundo histórico desde o final do século XIX até primeiras décadas do século XX, mas também permite refletir sobre questões importantes da atualidade.

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Gatti Junior, D., & Santos, L. B. dos. (2022). Ciência, evolução e educação em Herbert Spencer. Estudos Avançados, 36(105), 305-320. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.018