Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003

Palavras-chave:

Covid-19, Pós-pandemia, Educação básica, Escola, Aprendizagem.

Resumo

Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundamse especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.

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Biografia do Autor

  • Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

    Bernardete A. Gatti é doutora pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot, pesquisadora consultora da Fundação Carlos Chagas e membro do Conselho Estadual de Educação e da Academia Paulista de Educação.

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Impactos da pandemia

Como Citar

Gatti, B. A. (2020). Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, 34(100), 29-42. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003