Lugares do Catolicismo Negro na São Paulo do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.017

Palavras-chave:

Catolicismo Negro, Igrejas das Irmandades dos Homens Pretos, Negros em São Paulo, Século XIX, Urbanismo

Resumo

No século XIX, auge da presença dos negros na cidade de São Paulo, quatro Irmandades de Homens Pretos se inseriam no plano urbano, demarcando os lugares onde a população excluída poderia estabelecer redes de sociabilidade, preservando ainda referenciais africanos. O fluxo de devotos negros nessas e nas outras igrejas permitiria o estabelecimento de territórios do Catolicismo Negro em São Paulo, considerados como gêneses da presença urbana negra nesta cidade. Para além da apresentação desses marcos arquitetônicos e reconhecimento desses lugares da cena religiosa dos Oitocentos, o exercício de identificá-los a partir dos documentos primários tem como fim último revelar traços de uma história urbana ainda silenciada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, P. F. de. Contribuições para a história do protagonismo de negros e índios na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Penha de França. Coord. Patrícia Freire de Almeida; pesquisa Antônia Aparecida Quintão; transcrição paleográfica Judie Kristie Pimenta Abrahim. São Paulo: Movimento Cultural Penha, 2019.

BEOZZO, J. O. História da Igreja no Brasil Segunda Época. In: BEOZZO, J. O. (Org.) História Geral da Igreja na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1980. t.II/2.

BRUNO, E. S. Memória da Cidade de São Paulo: Depoimentos de Moradores e Visitantes /1553-1958. Registros 4. Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura. São Paulo: Publicação do Departamento do Patrimônio Histórico, 1981.

CAMARGO, P. F. da S. (Mons.) A Igreja na História de São Paulo (1676-1745). São Paulo: Instituto Paulista de História e Arte Religiosa, 1953. v.3.

COLLO, P.; BENSO, P. (Ed.) Sogno: Bamba, Pemba, Ovando e altre contrade dei regni di Congo, Angola e adjacenti. Milano: Publicação particular de Franco Maria Ricci, 1986.

CUNHA, M. C. da. Da Senzala ao Sobrado: arquitetura brasileira na Nigéria e na República Popular do Benim. São Paulo: Nobel; Edusp, 1985.

FERNANDES, J. M. As cidades de São Tomé e Santo Antônio, até aos séculos XIX – XX: arquitectura e urbanismo. In: ROQUE, A. C. et al. (Org.) Actas do Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa; Centro de Estudos Africanos, 2012.

FONSECA, J. Religião e liberdade. Os negros nas irmandades e confrarias portuguesas (XV a XIX). Ribeirão: Húmus, 2016.

HOONAERT, E. O cristianismo moreno no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1991

KARASCH, M. C. Africanos escravizado: identidade e trabalho nas cidades do Brasil. In: PEDROSA, A. et al. (Org.) Histórias afro-atlânticas: antologia. São Paulo: Masp, 2018. v.2.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil (1938). Tomo II – Livro III. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

LUNA, F. V. et al. (Org.) Escravagismo em São Paulo e Minas Gerais. São Paulo: Edusp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

MARTINS, A. E. São Paulo Antigo – 1554 a 1910. São Paulo: Paz Terra, 2003.

MARX, M. Nosso chão: do sagrado ao profano. Série espaço & Desenho. História da Urbanização. São Paulo: Edusp, 1989.

MELLO E SOUZA, M. de. Catolicismo negro no Brasil: santos e minkisi, uma reflexão sobre miscigenação cultural. Revista Afro-Ásia, n.28, p.125-46, 2002.

MELLO E SOUZA, M. Reis negros no Brasil escravista. História da Festa da Coroação do Rei do Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

MEREDITH, M. O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Trad. Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

MOREIRA, R. História das fortificações portuguesas no mundo. Lisboa: Publicações Alfa S.A, 1989.

OLIVEIRA, A. J. M. de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2008.

QUINTÃO, A. A. Irmandades Negras: outro espaço de luta e resistência (1870-1890). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2002.

ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Nobel, 1997.

ROWER, B. (Frei) Páginas da História Franciscana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1941.

SILVA, M. B. N. da. (Org.) História de São Paulo Colonial. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

SILVA, T. M. da. A cidade de São Tomé no quadro das cidades insulares atlânticas de origem portuguesa. In. ROQUE, A. C. et al. (Org.) Actas do Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa; Centro de Estudos Africanos, 2012.

THORNTON, J. The Development of an African Catholic Church in the Kingdom of Kongo, 1491–1750. The Journal of African History, v.25, n.2, p.147-67, 1984.

THORNTON, J A África e os africanos na formação do mundo atlântico (1400-1800). 5.ed. São Paulo: Campus; Elsevier, 2004.

VIANNA FILHO, L. O negro na Bahia (um ensaio clássico sobre a escravidão). 4.ed. Salvador: EDUFBA: Fundação Gregório de Mattos, 2008.

VIEIRA, D. R. História do Catolicismo no Brasil. (1500-1889). Aparecida: Santuário, 2016. v.1.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Santos, F. F. (2021). Lugares do Catolicismo Negro na São Paulo do século XIX. Estudos Avançados, 35(102), 279-294. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.017