Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos

Autores

  • Evandro Camargos Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Lúcia Kassouf Universidade de São Paulo. Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124436

Palavras-chave:

Violência, Desempenho Escolar, Desenvolvimento Econômico.

Resumo

O objetivo desse artigo é mensurar o impacto da violência sobre o desempenho escolar dos alunos do estado de São Paulo no ano de 2007. Para tal, é utilizado um modelo logit multinível, que possibilita a análise hierárquica dos dados. Os resultados demonstramque a violência nas escolas diminui em0,54%a probabilidade de os alunos da terceira série do ensino médio apresentarem um desempenho satisfatório em matemática. A partir desse resultado, espera-se que políticas públicas sejam implementadas no intuito de diminuir a violência e elevar a probabilidade de desenvolvimento econômico do estado e consequentemente do país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa
    Professor Adjunto II do Departamento de Economia Rural da UFV
  • Ana Lúcia Kassouf, Universidade de São Paulo. Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Professora Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. Piracicaba

Downloads

Publicado

2015-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. (2015). Economia Aplicada, 19(2), 221-240. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124436