Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos

Autores

  • Evandro Camargos Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Lúcia Kassouf Universidade de São Paulo. Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124436

Palavras-chave:

Violência, Desempenho Escolar, Desenvolvimento Econômico.

Resumo

O objetivo desse artigo é mensurar o impacto da violência sobre o desempenho escolar dos alunos do estado de São Paulo no ano de 2007. Para tal, é utilizado um modelo logit multinível, que possibilita a análise hierárquica dos dados. Os resultados demonstramque a violência nas escolas diminui em0,54%a probabilidade de os alunos da terceira série do ensino médio apresentarem um desempenho satisfatório em matemática. A partir desse resultado, espera-se que políticas públicas sejam implementadas no intuito de diminuir a violência e elevar a probabilidade de desenvolvimento econômico do estado e consequentemente do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto II do Departamento de Economia Rural da UFV

Ana Lúcia Kassouf, Universidade de São Paulo. Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Professora Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. Piracicaba

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Teixeira, E. C., & Kassouf, A. L. (2015). Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Economia Aplicada, 19(2), 221-240. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124436

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)