Desigualdade de oportunidades na formação de habilidades: uma análise com dados longitudinais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea110460Palavras-chave:
Desigualdade de Oportunidades, Formação de Habilidades.Resumo
Este artigo analisa a evolução da desigualdade educacional e das oportunidades ao longo dos quatro primeiros anos do ensino fundamental por intermédio do desempenho nas disciplinas de língua portuguesa e matemática daquelas crianças que participaramdo GERES no período de 2005 a 2008. Os principais resultados obtidos mostram um aumento na desigualdade educacional em matemática e umcomportamento praticamente estável em português. No que tange à desigualdade de oportunidades, no fim do período analisado, os valores são de 8% para matemática e 11% para português. Percebe-se um aumento nesses valores ao longo do período, sendo que português apresenta um crescimento superior ao de matemática, 109% e 80%, respectivamente. A característica que mais influencia na desigualdade de aprendizado é o nível socioeconômico.Downloads
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Publicado
2015-06-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Desigualdade de oportunidades na formação de habilidades: uma análise com dados longitudinais. (2015). Economia Aplicada, 19(2), 326-348. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea110460