Desigualdade de oportunidades na formação de habilidades: uma análise com dados longitudinais

Autores

  • Igor Vieira Procópio Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Ricardo da Silva Freguglia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Flávia Chein Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea110460

Palavras-chave:

Desigualdade de Oportunidades, Formação de Habilidades.

Resumo

Este artigo analisa a evolução da desigualdade educacional e das oportunidades ao longo dos quatro primeiros anos do ensino fundamental por intermédio do desempenho nas disciplinas de língua portuguesa e matemática daquelas crianças que participaramdo GERES no período de 2005 a 2008. Os principais resultados obtidos mostram um aumento na desigualdade educacional em matemática e umcomportamento praticamente estável em português. No que tange à desigualdade de oportunidades, no fim do período analisado, os valores são de 8% para matemática e 11% para português. Percebe-se um aumento nesses valores ao longo do período, sendo que português apresenta um crescimento superior ao de matemática, 109% e 80%, respectivamente. A característica que mais influencia na desigualdade de aprendizado é o nível socioeconômico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo da Silva Freguglia, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professor adjunto Faculdade de Economia e do Programa de pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pesquisador da FAPEMIG e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
  • Flávia Chein, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora adjunto Faculdade de Economia e do Programa de pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pesquisadora da FAPEMIG e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desigualdade de oportunidades na formação de habilidades: uma análise com dados longitudinais. (2015). Economia Aplicada, 19(2), 326-348. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea110460