Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013

Autores

  • Márcia Marques de Carvalho Universidade Federal Fluminense
  • Fábio D. Waltenberg Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124777

Palavras-chave:

Índice de Oportunidades Humanas, Regressão Logística, Decomposição de Shapley.

Resumo

Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Marques de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora
do centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE)

Fábio D. Waltenberg, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE)

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Carvalho, M. M. de, & Waltenberg, F. D. (2015). Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013. Economia Aplicada, 19(2), 369-396. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124777

Edição

Seção

Artigos