Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013

Autores

  • Márcia Marques de Carvalho Universidade Federal Fluminense
  • Fábio D. Waltenberg Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124777

Palavras-chave:

Índice de Oportunidades Humanas, Regressão Logística, Decomposição de Shapley.

Resumo

Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Marques de Carvalho, Universidade Federal Fluminense
    Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora
    do centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE)
  • Fábio D. Waltenberg, Universidade Federal Fluminense
    Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE)

Downloads

Publicado

2015-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013. (2015). Economia Aplicada, 19(2), 369-396. https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124777