Provisão pública e privada de educação fundamental: diferenças de qualidade medidas por meio de propensity score
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-80502010000400006Palavras-chave:
microeconometria, educação, propensity scoreResumo
O artigo busca mensurar as diferenças de desempenho entre escolas públicas e privadas na fase inicial do ensino fundamental. Utiliza-se o método dos mínimos quadrados ponderados por propensity score com as informações do SAEB/2003 para evitar problemas de seleção e ter uma melhor estimativa das relações de causalidade. Os resultados mostram uma grande diferença de desempenho entre alunos destas redes além de uma diferença crescente segundo o nível socioeconômico da família do aluno e os salários médios pagos aos professores. Alunos negros e pardos se beneficiariam menos de uma mudança de rede que aqueles brancos e asiáticos. Aumento nos gastos por aluno não reduzem tais diferenças que também variam de acordo com especificidades regionais.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
França, M. T. A., & Gonçalves, F. de O. (2010). Provisão pública e privada de educação fundamental: diferenças de qualidade medidas por meio de propensity score. Economia Aplicada, 14(4), 373-390. https://doi.org/10.1590/S1413-80502010000400006