Análise da Eficiência dos Departamentos de Economia de Instituições de Ensino Superior do Brasil

Autores

  • Alessio Tony Cavalcanti de Almeida Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-0436-359X
  • Hilton Martins de Brito Ramalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Eryka Fernanda Miranda Sobral Universidade Federal de Pernambuco
  • Andrea Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea122240

Palavras-chave:

Economia, Educação Superior, Eficiência, DEA, Regressão

Resumo

Este artigo examina a eficiência técnica dos cursos de Economia no Brasil, considerando o papel das condições do mercado de trabalho sobre a produtividade relativa dos Departamentos. O método DEA com Fronteira Sequencial e replicações bootstrap foi usado para estimar os escores de eficiência técnica. Tais estimativas foram condicionadas a indicadores de atratividade do mercado de trabalho para o economista em um modelo de efeito fixo. Os resultados mostram que o nível de eficiência teve uma redução de 19,8% no período. Ademais, constatou-se uma associação positiva entre valorização da profissão nas regiões dos cursos e escores de eficiência.

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Biografia do Autor

Alessio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Economia, UFPB

Hilton Martins de Brito Ramalho, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Economia, UFPB

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Publicado

2018-03-01

Como Citar

Almeida, A. T. C. de, Ramalho, H. M. de B., Sobral, E. F. M., & Silva, A. F. da. (2018). Análise da Eficiência dos Departamentos de Economia de Instituições de Ensino Superior do Brasil. Economia Aplicada, 22(1), 109-140. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea122240

Edição

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